O que são Pneus OTR?

A abreviatura OTR significa “Off the Road” ou pneus Fora de Estrada, feitos especificamente para atuar em terrenos normais e duros. Os OTRs são utilizados em equipamentos da linha amarela desenvolvidos com sistemas diferenciados e resistência superior à dos pneus rodoviários. Possuem a estrutura da carcaça e os compostos de borracha apropriados para suportas as severas condições que são submetidos em obras de infraestrutura, pedreiras, minas de superfície ou subterrâneas, setor agropecuário, operações portuárias e industriais.

Uma de suas principais características é a elevada capacidade de carga, enquanto um pneu de carro de passeio consegue suportar até 1400kgs, o OTR possui capacidade de até 100 mil quilos! Contudo, eles não são preparados para velocidade, com um limite estabelecido entre 10 e 100 km/h, onde perde feio para um pneu de automóvel que pode atingir velocidades acima de 300k/h.

As dimensões de um pneu OTR podem assustar, alguns modelos podem chegar à 4 metros de altura, 1.5 metros de largura e 5.7 toneladas. Este modelo é desenvolvido para equipar os grandes caminhões de mineração para o escoamento de minério, terra ou rochas. Estes veículos podem transportar cargas acima de 400 toneladas, ou seja, 100 toneladas por pneu individualmente.

 

Tipos de estrutura

Como nos pneus de carros de passeio, os OTRs também são divididos por pneu radial que utilizam lonas de aço na carcaça e diagonal que utilizam nylon ou polyester. Sua estrutura afeta diretamente a capacidade de carga, por exemplo, um pneu da medida 17.5R25 na construção radial com apenas uma lona de aço, ele consegue carregar em torno de 7 toneladas, enquanto um pneu de construção diagonal para carregar o mesmo peso precisaria de 6 lonas de nylon.

Os diferentes tipos de construção de carcaça deve ser compatível com o tipo de operação do cliente, um pneu radial pode suportar maior calor quando há exigência de velocidade na operação, já um pneu diagonal pode proporcionar uma estrutura mais rígida e com maior resistência à avarias, cortes e perfurações.

 

Pneu Radial:

Banda de rodagem com maior profundidade de sulco, garantindo uma vida superior ao produto.
Desenho em blocos robustos.

 

Pneu Diagonal:

Centro fechado e banda de rodagem extra profunda, com barras não direcionais.
Costado reforçado e robusto, com maior área de proteção e cintas amortecedoras.

 

Banda de Rodagem

Tais circunstâncias de trabalho facilitam a ocorrência de cortes na banda de rodagem e no costado do pneu. Uma banda de rodagem lisa é ideal para operações em minas subterrâneas por exemplo, onde existem pedras capaz até de arrancar os blocos caso o pneu possua desenho.

Para atender diferentes necessidades conforme cada tipo de aplicação, diferentes opções de compostos de banda de rodagem são oferecidos pelos fabricantes adaptando os equipamentos para superar as exigências do terreno sem perder performance.

Outro ponto importante é a profundidade da banda de rodagem. Pneus para operações como carregamento em pedreiras contam com uma profundidade extra para garantir a proteção estrutural do pneu contra cortes e perfurações.

 

Informações Gerais Sobre Pneus OTR

 

“C” PNEUS PARA MÁQUINAS COMPACTADORAS - “COMPACTOR”

“E” PNEUS PARA MÁQUINAS DA TERRAPLANAGEM - “EARTHMOVING”

“G” PNEUS PARA MÁQUINAS NIVELADORAS - “GRADER”

“L” PNEUS PARA MÁQUINAS CARREGADEIRAS - “LOADER AND DOZER”

 

CódigoDesenhoTipo de ServiçoVelocidade km/hDistância (Ciclo) M
C1 Liso Compactação 10 Sem Limite
C2 Ranhurado Compactação 10 Sem Limite
E-1 Raiado Transporte 65 8
E-2 Tração Transporte 65 8
E-3 Tração Especial Transporte 65 8
E-4 Tração Especial Rodagem Profunda Transporte 65 8
E-7 Flutuação Transporte 65 8
G2 Tração Nivelamento 40 Sem Limite
G3 Tração Especial Nivelamento 40 Sem Limite
G4 Tração Especial Rodagem Profunda Nivelamento 40 Sem Limite
L-2 Tração Carregamento 10 152
L-3 Tração Especial Carregamento 10 152
L-4 Tração Especial Rodagem Profunda Carregamento 10 152
L-5 Tração Especial Rodagem Extra Profunda Carregamento 10 152
L-3S Liso Carregamento 10 152
L-4S Liso Rodagem Profunda Carregamento 10 152
L-5S Liso Rodagem Extra Profunda Carregamento 10 152

 

Linha de Produtos

pneus OTRs modelo G2/L2

Pneus G2/L2

É um pneu diagonal para uso fora de estrada, indicado para trabalhos de nivelamento e carregamento. Aplicação em equipamentos como pás carregadeiras, motoniveladoras e retroescavadeiras. Possui banda de rodagem espaçada com atributos auto-limpantes que fornece boa capacidade de tração, resultando em fácil condução em terrenos pesados e enlameados. Banda de rodagem chata e larga, com grande área de contato para distribuição uniforme de peso contra o solo. Carcaça resistente e composto da banda especial para resistir a cortes e arranhões em condições de operação severas, garantindo maior durabilidade.

pneus OTRs modelo CL619

Pneus CL619

O pneu CL619 da Westlake é fabricado para uso em empilhadeiras, é um produto de qualidade idealizado para trazer estabilidade direcional nas atividades diárias, ele também possui ótima aplicação em ciclos curtos e longos de serviço.