Informações Técnicas do Pneu

Qual ano meu pneu foi fabricado? Como ler o DOT de um pneu?

Para saber a idade ou data de fabricação basta você procurar estampado na lateral do pneu o DOT, sequência de quatro números. Os dígitos correspondem a número da semana e ano de fabricação, respectivamente. O código começa com DOT seguido por duas letras e o número de sua fábrica de produção. Depois há quatro números dependendo de quando foi produzido.

Exemplo: DOT AX 2118

21 quer dizer a vigésima primeira semana do ano, enquanto o 18 quer dizer ano 2018

 

Como ler a medida do pneu?

Sabemos como é complicado entender todos os códigos na lateral do pneu, mas compreender um pouco sobre o "DNA" dele é fundamental na hora da troca.

Exemplo: 225/50R17

225: Largura do pneu em milímetros

50: Também conhecido como perfil, é a relação entre largura e altura do pneu.

R: Indica que é de construção Radial.

17: Diâmetro interno dos pneus (aro).

 

Entendendo a medida do pneu

 

Saiba qual é a diferença entre pneu Tubetype e Tubeless

O Tube Type (TT) quer dizer que o pneu conta com câmara de ar feita para manter a pressão do enchimento do pneu, evitando sua deformação. No entanto, com o avanço da tecnologia um novo modelo substituiu o Tube Type. Este modelo viria a ser o Tubeless (TL) que significa sem câmara de ar. Esse tipo de pneu possui uma estrutura reforçada por cordões de aço entrelaçados, no sentido do raio, que caracteriza os pneus radiais. Sua vedação é feita pela montagem da borda interna do pneu sobre a superfície da roda. 

Ao contrário do pneu Tube Type, o Tubeless se perfurado, o motorista tem tempo de fazer o reparo sem maiores danos, já o Tube Type, que o pneu tende a esvaziar de uma vez comprometendo a segurança. O pneu TL além de seguro, ele é mais leve, mais barato e resistente.

Você pode encontrar a inscrição "Tubeless" ou "Tube Type" na lateral do pneu.

 

O que é o número de treadwear?

Olhe ao lado do pneu e você encontrará a palavra Treadwear, após a palavra vai um número que varia de 60 a 700 de acordo com o modelo e marca, indicando a velocidade com que os pneus desgastam.

Exemplo: Se o pneu tiver um Treadwear de 60, ele irá se desgastar 40% mais rápido que um pneu de 100.

 

O que significa Traction?

É um índice baseado na capacidade do pneu de parar um carro no asfalto ou concreto molhado, com quatro categorias: AA, A, B, C, sendo C a pior.

 

O que significa Temperature?

O índice de temperatura indica a capacidade do pneu dissipar o calor. Clássificada em três possíveis índices: A, B, C, sendo C a pior.

 

Como ler o peso de um pneu? Qual é o peso máximo que meu pneu suporta?

Para descobrir e entender o índice de peso, você só precisa encontrar o número logo após a medida na lateral do pneu. Para entender o que significa cada número, você pode verificar a tabela na página do produto, clicando no ícone de informação nas características do pneu.

 

Como saber a velocidade do meu pneu? Qual é a velocidade máxima do meu pneu?

Para encontrar a velocidade máxima que o pneu suporta é só você encontrar a letra após a medida e o peso estampados na lateral do pneu, você pode consultar a tabela em nossas páginas de produto da mesma forma que fez com o peso, clicando no ícone de informação nas características do produto para ter acesso a tabela de velocidade.

Exemplo: Na medida 205/70R15 96H, H é a letra que aponta a velocidade máxima do pneu, aqui o H representa 210km/h

 

Qual é a vida útil de um pneu?

Esta é uma pergunta que dificilmente você encontrará uma resposta exata, depende de inúmeras variáveis que vão desde a marca até as condições de uso do pneu. A durabilidade acaba sendo diretamente influenciada pela condição do veículo, calibragem correta do pneu, do índice de treadwear daquele modelo, forma de condução, portanto, cada pneu apresenta grandes diferenças em relação a outros.

 

Quantos anos de garantia tem um pneu?

Todo pneu vendido no Brasil legalmente precisa ter 5 anos contra qualquer defeito de fabricação.

 

Por que meu pneu está vibrando?

Se seu pneu vibrar, é muito importante você verificar o quanto antes, pode ser que ele não esteja calibrado corretamente ou com problemas de balanceamento. Ambos causam o desgaste prematuro do pneu.

 

O alinhamento é importante?

Além do desconforto ao dirigir o veículo ‘puxando’ para o lado, ainda causa desgaste prematuro dos pneus. Mesmo acontecendo com menos frequência, não é incomum causar danos a suspensão do veículo

 

Como saber a calibragem certa do meu pneu?

Você pode encontrar esta informação no manual do veículo ou na etiqueta que informa a pressão ideal para o seu pneu original, geralmente o adesivo é fixado na porta dianteira esquerda ou na tampa do tanque de combustível.

 

Como saber se está na hora de trocar meu pneu?

Existem pequenas faixas de borracha entre os sulcos dos pneus, que indicam a vida e quando o pneu chegou ao limite, chamado TWI, para facilitar a vida dos motoristas.

 

Por que um pneu ‘careca’ é perigoso?

Com os sulcos ficando menores, o pneu passar a ter canais de escoamento de água menores, não oferecendo a segurança necessária em pistas molhadas, podendo ocasionar aquaplanagem e a perda de controle do veículo.

 

Como saber se meu pneu foi certificado pelo Inmetro?

Todos os produtos que o Clube da Borracha vendem são novos e aprovados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). A etiqueta fica colada na banda de rodagem, procure a logo simbolizada com a letra N.

 

Como descubro se meu pneu é simétrico ou assimétrico?

Isso você pode descobrir facilmente, basta criar uma linha imaginaria dividindo a banda de rodagem ao meio, se o pneu for simétrico ambos os lados serão iguais, se não, ele é assimétrico

 

Como sei qual direção específica devo montar meu pneu na roda? Como saber se o pneu é direcional?

Em casos de pneus assimétricos, eles podem ser montados para qualquer direção. Pneus simétricos e unidirecionais só podem ser montados na direção correta, normalmente possuem uma flecha estampada no pneu indicando a direção que deve ser montado

 

O que é e para que serve o Protetor de Borda?

O Rim Protection, mais conhecido como protetor de borda consiste na parede lateral do pneu mais resistente e estreita, além de proteger a roda pois o pneu fica um pouco mais para fora.